KISS é o acrônimo de "Keep it simple, stupid", algo como "mantenha-o simples, seu estúpido". Trata-se de um princípio, muito utilizado por desenvolvedores, que valoriza a simplicidade, ou seja, a remoção de toda camada de complexidade em um sistema para deixá-lo mais enxuto, simples e elegante. Slackware tem a fama de ser um sistema cujo desenvolvimento e configuração é muito fiel a esse princípio.

Expert-friendly. O próprio Patrick Volkerding em uma entrevista disse que tenta fazer o Slackware a distribuição mais expert-friendly, ou seja, a que melhor consegue manter a união de características avançadas e amigáveis. Provavelmente ele disse isso porque há muitas distribuições avançadas, mas que não são muito amigáveis.

Sobre o Slackware ser unix-like, isso significa que tem forte aderência aos princípios Unix, quer dizer, a forma como estão organizados os diretórios, os serviços, etc, são bem fiéis ao sistema Unix. A vantagem disso é que existe uma coerência lógica na estrutura geral. Mais informações em:

Unix-like - linfo.org

Slackware não é a distribuição mais antiga, mas das que estão ainda ativas, ela é a mais antiga. Você pode ver a linha do tempo das distribuições (tanto as metadistribuições como as derivadas) em:

GNU/Linux - distro time line - futurist.se